A prática nos softwares 3d consiste na melhor forma para fixar o aprendizado, e sempre repito para os meus alunos que apenas adquirir conhecimento sobre a função de ferramentas não será de grande utilidade se não colocada em prática. Mas, ai aparece a dúvida sobre qual projeto criar para realizar essa prática?

Entre as abordagens mais recomendadas é a de escolher um personage, cenário ou situação que seja familiar para você. Assim será muito mais fácil encontrar inspiração e motivação para terminar a sua prática.

Um artista compartilhou nos fóruns BlenderArtists um excelente projeto de modelagem com um personagem clássico do universo Dragon Ball. Você lembra do Pilaf? O projeto foi todo realizado pelo artista chamado Seaway e compartilhado em detalhes nos fóruns. Você encontra imagens renderizadas e algumas estruturas em wireframe.

Mas, o interessante do projeto é que o artista compartilha também algumas das técnicas de modelagem usadas para criar detalhes no modelo 3d. Por exemplo, o colar usado pelo personagem ganhou um pequeno tutorial apresentando a técnica. É muito mais simples do que parece, e artistas iniciantes no Blender podem reproduzir o processo sem grandes problemas.

É o tipo de projeto que ao mesmo tempo ajuda a conhecer o potencial do software, e também trás inspiração para quem está iniciando.

Se você está em dúvida sobre qual tipo de projeto realizar para colocar em prática o que foi aprendido, o recomendado é escolher um personagem como esse e tentar reproduzir o mesmo em 3D. Pode ser em qualquer software, desde que você escolha um tema e realize todo o processo do começo até o final.

Isso vai preparar você para situações em que as habilidades de criação são necessárias para projetos comerciais.

O importante mesmo é colocar em prática o que você aprendeu!

Aprendendo modelagem 3d

Quer começar a fazer modelagem 3d no Blender e em outros softwares? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos que podem ajudar a desenvolver essas habilidades: