Uma das melhores formas de desenvolver suas habilidades relacionadas com renderização e modelagem é com a prática. A técnica é possível aprender com base em instruções, tutoriais e cursos. Mas, você só vai ter domínio do processo depois que colocar o que aprendeu em prática.

É por esse motivo, que sempre recomendo para os meus alunos a criação de projetos com o objetivo úncio de colocar em prática o aprendizado. Seja com protótipos ou mesma simples reprodução de projetos já existentes.

Foi exatamete isso que um artista chamado Ján Morek tentou fazer ao reproduzir um projeto chamado Oak Pass House. Ele não foi contratado para fazer a visualiação do projeto, mas usou as informações disponíveis do projeto para simular a criação da visualização.

O resultado superou todas as possíveis expectativas e acredito que seja uma das melhores visualizações para arquitetura no Cycles desse ano. A quantidade de detalhes e vegetação no cenário é impressionante.

Para conferir mais imagens do projeto e a evolução da renderização, recomendo visitar esse endereço em que o artista compartilha mais imagens.

Além de mostrar o ambiente com grande riqueza de detalhes o artista também conseguiu reproduzir os cenários com imagens diúrnas e noturnas! Isso sim é um exercício para praticar a renderização de projetos para arquitetura no Cycles.

A quantidade e qualidade da vegetação usada no projeto chama a atenção pelo nível de detalhes.

Mesmo não compartilhando muitas informações relacionadas com o processo de configuração de luzes, cenários e outros elementos. É possível usar esse tipo de projeto como inspiração para começar seus próprios estudos.

Você sente que pode melhorar no desenvolvimento de projetos com o Blender Cycles? Ou qualquer outro renderizador? Use esse exemplo de prática para seguir o mesmo caminho. Apenas com a criação desse tipo de imagem você terá uma boa noção de onde pode chegar. E quais habilidades precisa melhorar.

Aprendendo a usar o Cycles para arquitetura

Quer aprender a usar o Blender Cycles para renderizar projetos como esse para arquitetura? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados com o uso do Cycles para aplicação em arquitetura: