Algumas bibliotecas de modelos 3d com grande variedade de móveis e objetos, acaba pecando em um aspecto básico que é a variedade de formatos de arquivos. Quando você compartilha modelos 3d em formatos como MAX e DWG, limita o potencial de pessoas que podem usar os objetos.

Isso se deve ao fato desses formatos serem fechados e praticamente acessíveis somente por ferramentas como o 3ds max e AutoCAD. Mas, felizmente alguns repositórios de modelos 3d oferecem grande variedade de formatos de arquivos.

Esse é o caso do incrível BIMObjects que é baseado na Suécia, mas pode ser útil para artistas digitais ao redor do mundo todo!

No website você vai encontrar uma grande variedade de objetos 3d, disponíveis para download gratuito, todos organizados por categoria ou fabricante.

Por exemplo, ao entrar na área específica sobre cadeiras você encontra tipologias diferentes de cadeiras e fabricantes. Escolhe o modelo desejado e acessa as informações sobre o objeto.

A melhor parte é a variedade de opções relacionadas com formatos de arquivos. Além dos já citados formatos MAX e DWG você também encontra:

  • RTA (famílias do Revit)
  • IFC (Arquivos BIM)
  • GSA (ArchiCAD)
  • SKP (SketchUp)

Você pode escolher qual o melhor formato para seu projeto e necessidade. O único ponto negativo da biblioteca é a velocidade oferecida no download, que pelo menos nos meus testes foi bem sofrida. Mas, nada que tire os méritos em oferecer tantos modelos 3d de forma gratuita.

Algum desses formatos é compatível com o Blender?

Quando observamos a lista de arquivos, nenhum deles aparenta funcionar diretamente com o Blender. Mas, podemos facilmente usar os arquivos salvos no formato SKP do SketchUp. O Blender possui um Add-on específico relacionado com a importação e exportação de arquivos SKP.

Você pode fazer o download do Add-on diretamente desse endereço. Depois basta escolher esse formato e usar o script para usar os arquivos no Blender.

Veja o exemplo dessa cadeira que foi importado para o Blender:

Pode ser necessário fazer ajustes na tipologia depois da importação, mas o simples fato de contar com grande quantidade de móveis e objetos da coleção já consiste em grande ajuda na produção de qualquer projeto!

Aprenda a fazer modelagem para arquitetura

Quer aprender a fazer modelagem para arquitetura e usar esses recursos para criar imagens realistas para seus projetos? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos que podem ajudar você a desenvolver habilidades nessa área: