Como você faz para organizar seus projetos no Photoshop, After Effects ou Illustrator? Quando me refiro ao projeto, estou falando do arquivo fonte e todos os seus componentes. Desde o nome usado no arquivo até a organização de camadas.

Existe algum padrão? Qual organização você usa para fins de armazenamento e compartilhamento dos arquivos em grandes equipes?

Uma fonte de informação interessante para esse tipo de projeto é o Photoshop Etiquette, que apesar do nome deixar evidente que o foco é no Photoshop, você pode usar os conceitos no After Effects e illustrator.

Em que consiste esse Photoshop Etiquette? É um apanhado de dicas sobre como organizar projetos relacionados com seis temas diferentes:

  • Parte 1 – Arquivos: Como você organiza os nomes dos seus arquivos? Essa parte guia apresenta dicas sobre como atribuir nomes e guardar seus projetos. Por exemplo, escolha um nome de arquivo que identifique o estágio do projeto e um número de versão.
  • Parte 2 – Camadas: Aqui temos um tema que é ao mesmo tempo controverso e razão de discussões entre membros de equipes. Você é daqueles(as) que cria novas camadas e vai usando o nome padrão? Algo como Camada 1, Camada 2 e assim por diante? Imagine quando chegar na camada 50? Como fazer para identificar o conteúdo de cada camada?
  • Parte 3 – Assets: Essa parte aborda algumas boas práticas na gestão de recursos dentro do projeto como imagens em camadas. Por exemplo, sempre use camadas de ajuste para preservar o conteúdo das imagens.
  • Parte 4 – Fonte: Como você organiza as fontes do seu projeto? Sempre usa o mesmo tipo que os outros membros da sua equipe? É exatamente sobre a gestão de fontes que você vai encontrar informações nessa parte do guia.
  • Parte 5 – Efeitos: Diversos artistas digitais acabam destruindo seus projetos usando quantidades absurdas e desnecessárias de efeitos. Essa parte do guia apresenta algumas dicas de como manter a consistência e não extrapolar.
  • Parte 6 – Qualidade: A última parte é o controle de qualidade. Você tem um checklist do que vefiricar em cada arquivo.

Esse é apenas um resumo do que você encontra no guia de etiqueta para Photoshop, que pode ser aplicado tranquilamente também no After Effects e Illustrator.

Se você está começando ou já trabalha em grandes equipes que precisam compartilhar arquivos, recomendo muito a leitura.

Aprenda a usar Photoshop, After Effects e Illustrator

Quer aprender a trabalhar com o Photoshop, Illustrator e After Effects? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados com esses softwares que podem ajudar você a criar os mais diversos tipos de projetos: