Maquetes eletrônicas: Técnicas de modelagem para paredes

Criar maquetes eletrônicas pode ser um processo extremamente trabalhoso, dependendo do tipo de projeto que você precise representar, junto com a técnica escolhida para modelar os objetos da maquete. Sim! Existem diferentes técnicas e métodos para criar modelos de edificações em 3D. Você conhece todas essas técnicas? Caso não conheça, agora existe um excelente tutorial em vídeo mostrando as diferentes técnicas de modelagem usadas para construir paredes em 3D. Lembra do curso gratuito sobre modelagem de paredes com 3ds Max? Eu falei sobre ele no final do último ano. Se você perdeu o curso ou quiser guardar ele indefinidamente, essa é a sua chance! O Visualization Insider disponibilizou o curso completo em vídeo para download.

Modelagem de paredes

Apesar de usar apenas o AutoCAD e o 3ds Max para contextualizar os assuntos abordados no curso, o autor consegue passar dicas interessantes sobre esse tipo de modelagem.

Ele começa o vídeo falando sobre a relação e os problemas mais comuns, enfrentados por artistas que importam desenhos técnicos do AutoCAD para o 3ds Max, para depois criar as maquetes com base nesse material. Um deles está relacionado à utilização de curvas, que é um bug conhecido do Max. Sim! Você achava que só o Blender tinha esse problema? O 3ds Max acaba se enrolando com as curvas vetoriais do AutoCAD também! Para conferir é só assistir ao vídeo.

Depois disso ele passa algumas dicas de como otimizar o desenho no AutoCAD, para que o trabalho de modelagem do projeto fique mais fácil no 3ds Max. Esse trabalho envolve a remoção de Layers e outros elementos desnecessários como hachuras.

Assim que essa parte de otimização acaba, o autor começa a falar sobre os vários tipos de modelagem disponíveis como o Extrude, Subdivisão, Loft e outros. Alguns desses tipos como o Loft são específicos do 3ds Max, mas mesmo assim é possível tirar ótimas dicas do vídeo. Como nos vários exemplos de modelagem, em que o autor usa elevações para começar a modelar fachadas.

Ficou interessado? Para fazer o download do vídeo, visite esse endereço, sendo que o vídeo é o último da lista (The Many Ways of Building Walls). Antes que eu esqueça, não consegui acionar o download pelo Firefox, apenas pelo Internet Explorer. O vídeo requer um codec específico também, o link para download está na mesma página.

Bons estudos!

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um comentário sobre “Maquetes eletrônicas: Técnicas de modelagem para paredes”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *