Clicky

Lista com 25 aplicações 3D gratuitas para diversas áreas

Como estou sempre falando sobre ferramentas 3d aqui no blog, encontrei esse artigo com uma lista de 25 softwares gratuitos, relacionados de alguma maneira com aplicações 3d, visualização ou modelagem. O conteúdo completo da lista pode ser encontrado nesse link, que faz referencias a várias ferramentas gratuitas, independente se a licença de distribuição é GPL ou não. Claro que o primeiro ligar da lista não poderia deixar de estar ocupado pelo Blender 3D, que é o primeiro da lista. Junto com ele existem outros destaques, como o SketchUp e o Truespace que agora é distribuído de maneira gratuita pela Microsoft, em uma tentativa clara de fazer repetir a operação que o Google fez com o SketchUp.

Blender 3d

Bem, mas ainda sobre a lista, antes que você saia fazendo o download da lista completa do web site, recomendo uma pesquisa sobre cada um dos softwares. Antes de qualquer coisa, o Blender 3D consegue suprir praticamente todas as necessidades de modelagem de várias ferramentas da lista, tirando claro as específicas para CAD ou visualização de projetos arquitetônicos. O TopMod é um exemplo disso, em que a sua aplicação é bem específica e vale o download.

Já outras ferramentas da lista se mostram mais interessantes.

Por exemplo, se você quiser estudar a interface e conhecer o funcionamento do Softimage XSI, a lista mostra a disponibilidade do Softimage XSI Mod tool, que é totalmente gratuita e tem como objetivo criar material para personalizar jogos. Essa é uma ótima maneira de estudar e conhecer o funcionamento do Softimage, com uma ferramenta totalmente gratuita.

Uma aplicação que ficou de fora da lista, mas que eu mesmo recomendo muito para meus alunos é o Wings 3D. Apesar de ficar um pouco esquecido nos tutoriais e artigos, ainda faço alguns ajustes em modelos 3d que tenho no Wings. A especialidade do Wings é a modelagem por subdivisão, que pode inclusive fazer uso de opções avançadas como N-Gons para a modelagem.

Se você for usuário do Blender 3d, pode ficar tranqüilo que ele ainda é a suíte de animação e modelagem 3d mais completa nesse segmento de software gratuitos.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 Comentários

  1. Wesley Oliveira 18/09/2008 em 3:48 pm

    “Claro que o primeiro ligar da lista não poderia deixar de estar ocupado pelo Blender 3D, que é o primeiro da lista”
    E o Blender 3D é, definitivamente, o primeiro da lista! rs
    abraço!

  2. […] este não é o assunto deste post. Acabo de ver essa dica bem legal no Blog do Allan Brito! O site Kongkiat listou 25 aplicativos para produção tridimensional […]

  3. Marcus Rasseli 22/09/2008 em 8:07 pm

    Acho que com o wings e o Blender dá pra fazer muita coisa, além do mais eles são open source. Muitos desses softwares são alguma forma de vender um software comercial usando um software gratuito.

Deixar Um Comentário