Versão estável do YafaRay é lançada! (YafRay 0.1.0)

Um dos melhores renderizadores externos de código aberto, finalmente ganhou uma versão estável da sua mais completa atualização, o YafaRay foi lançado com uma versão estável que promete uma plataforma de raytracing e iluminação global extremamente poderosa para o Blender 3D. O YafRay sempre foi ima das melhores opções de renderização externa para o Blender 3D, desde as primeiras vezes que usei o Blender, sempre usei o YafRay para criar imagens com iluminação global, dos meus projetos de visualização arquitetônica. Depois de passar por algumas mudanças e ficar um bom tempo, sem receber atualizações, em 2006 o YafRay sofreu uma reviravolta, em que os desenvolvedores abandonaram o antigo renderizador, e se dedicaram a um novo código.

Esse código prometia ser melhor de gerenciar e oferecer mais opções para os usuários. Ele foi batizado de Yaf(a)Ray, e ficou em fase de testes por dois anos, até que finalmente na semana passada uma versão estável, que pode ser usada com muito mais segurança em ambientes de produção, foi disponibilizada para download.

O fator que estava fazendo com que essa versão ficasse tanto tempo em testes, era a necessidade de uma versão especial do Blender, para que o YafaRay fosse usado. Isso seria corrigido com o Blender 2.50, com a sua prometida Render API, mas a comunidade de usuários acabou encontrando uma maneira de integrar o Blender com o YafaRay usando Python mesmo.

Como funciona esse novo YafRay? Como instalar? Antes de continuar, faça do download do YafaRay 0.1.0 nesse endereço. O processo de instalação é um pouco diferente para quem usa Windows, Linux ou Mac. No Windows são necessários dois instaladores, um para o próprio renderizador e outro para a integração com o Blender 3D.

Nessa nova versão, a imagem é renderizada em uma janela externa e não mais no próprio Blender 3D. Com isso, você pode visualizar o progresso da renderização, mas precisa tomar alguns cuidados. O maior de todos é que a imagem precisa ser salva, antes que a janela do render seja fechada. Caso você feche a janela, sem salva a imagem, será necessário renderizar novamente a imagem! Esse bug já está sendo corrigido, mas enquanto não surge nenhuma nova versão, tenha o cuidado de salvar a imagem antes de fechar a janela.

Essas são algumas das mudanças da nova versão:

  • Agora é necessário usar um botão chamado Render, na interface do script
  • A interface do menu de exportação, agora pode ser manipulada com o Scroll do mouse ou botão do meio

Quer aprender a configurar uma cena com o YafaRay? Sugiro a leitura desse tutorial sobre renderização para interiores, com o YafaRay. Ele é um pouco antigo, mas mostra os comandos básicos.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

14 comentários sobre “Versão estável do YafaRay é lançada! (YafRay 0.1.0)”

  1. Olá, estou como Blender 2.47 e instalei o yafaray-r277.exe e o qt_setup.exe e depois executei o Blender. Mas não conseguir renderizar pelo novo YafaRay. Como fazer isso?

  2. É só usar o botão “Render” que está no menu do Script em Python. Dá uma olhada no tutorial que indiquei no final do artigo, você deve seguir os mesmos passos, mas no final use o botão “Render” da interface gerada pelo script.

    Abraços

  3. Também uso Ubuntu 32bits e também preciso do pacote para esse sistema… Será que esqueceram de nós? rsrs

  4. (Ubuntu 8.04 64b) Tambem na consegui fazer funcionar e nem tem o icone de render, so o normal. instalou numa boa mas nao aparece nada no blender, vc poderia explicar como fazer para funcionar

  5. É uma pena que até agora não consegui renderizar com o Yafaray no Mac.
    Esse script no menu Render, pelo jeito só existe no Windows.
    Já procurei no Google e nada.

  6. Para quem tem Linux é fácil instalar com o script sevenblend, que pode ser encontrado no próprio fórum do yafaray.

    Eu achei que eles lançaram muito cedo ainda, o script de integração tem muitos problemas, e a integração nã é tão completa.

    Quer saber… Eu acho que eles lançaram isso mais pra chamara a atenção do pessoal, que já vai querer usá-lo, então eles poderão ter como corrigir os bugs maiores até o Blender 2.50.

    Na verdade eu acho que isso não passa de um beta anunciado como final, pois a versão final mesmo será lançada junto com o Blender 2.50. Se não for será muito ruim, pois a integração embora que melhor, está longe de ser ideal, e vai ser difícil que eles consigam melhorá-la ao ponto de ficar tão boa quanto à do yafray.

    Eu estou usando o 207, pois aqui na minha máquina está rodando mais rápido, e os bugs que me atrapalham(ele renderiza normais como se estivessem viradas, mesmo estando certas, principalmente em malhas onde foi aplicado boolean) estão presentes em todas as versões.

    Tomara que eles melhorem isso bastante para o Blender 2.50. Ainda está longe de ser utilizável profissionalmente.

  7. Consegui instalar o bagulho, mas não ta tão estavel assim as imagem ficam ruins por bugs vou ficar com o que veio com o blender 2.47 mesmo o unico bug e se isso for um bug é que quando renderizo no fornato (avi) as sombras ficam tremendo!

  8. Pingback: YafaRay 0.1.0 « netCAD 3D
  9. Agoraaaaa….
    \o/ vou deixar de usar as versoes adaptadas do blender para poder usar o yaf(a)ray….
    Muito facil de instalar a nova versao espero q esteja com a mesma qualidade!
    allan vlw pelas dicas

  10. Galera, instalei o Yafaray como no tutorial tbm o Qt mas não aparece nada na aba Render. Tbm procurei na pasta Scripts e não vejo o exportador. Já repeti a instalação várias vezes e nada. Me ajudem por favor.

    Obrigado pela força

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *