Clicky

AutoCAD 2010: Dicas para hachurias, cálculo de área e distâncias

No que se refere aos projetos envolvendo desenho técnico, um dos mais difíceis de trabalhar, mesmo em ambientes de desenho 2D são os projetos com paredes curvas. Desde a época da faculdade já sentia na pele as complicações para manipular áreas e outros elementos de desenho, como o arremate de paredes e esquadrias nas paredes. Quando a planta é elíptica o problema é potencializado, pois comandos como o Array que distribuiriam os objetos em volta de pontos, ajudam em plantas circulares, mas elipses não. No AutoCAD 2010, as ferramentas de gerenciamento de distâncias e áreas foram significativamente melhoradas e ajudam nesse tipo de projeto.

No vídeo abaixo podemos conferir a demonstração dessa ferramenta, aplicado em um projeto com paredes circulares e com diversos elementos distribuídos ao longo das paredes, como pequenas salas e cômodos.

Na primeira parte do vídeo, podemos acompanhar a demonstração de outro recurso que também foi melhorado, o gerenciamento de hachurias. Se você for usuário do AutoCAD há algum tempo, muito provavelmente já deve ter passado apuros com o uso e gerenciamento de áreas que precisavam de hachurias. Nessa nova versão do AutoCAD, agora podemos inclusive redimensionar a área das hachurias sem a necessidade de alterar a aplicação original.

No cálculo da área, agora existe um feedback visual para que você saiba a dimensão e abrangência da área que está sendo calculada. Antes era necessário prestar bem atenção para não perder a seqüência visual dos pontos, caso algum ficasse de fora era necessário fazer tudo novamente. Para cada opção do comando que calcula áreas, agora podemos visualizar marcações com cores diferentes, para acompanhar blocos adicionados ou subtraídos do cálculo.

Outro ponto demonstrado no tutorial é o uso da ferramenta para medir distâncias, uma evolução do comando DIST. Agora ele apresenta também feedback visual mais aprimorado, com a opção de Se você já fez o download do AutoCAD 2010, recomendo assistir ao vídeo para se inteirar das novidades e novas ferramentas dessa versão.

Para os que ainda não passaram pela experiência de trabalhar com projetos apresentado paredes curvas ou circulares, não se preocupe, pois mais cedo ou mais tarde você receberá uma planta ou projeto de cenário com esse tipo de geometria. Até nos softwares 3d mais poderosos e flexíveis em termos de modelagem 3d, esse tipo de representação é bem trabalhosa de reproduzir.

2017-04-11T10:31:53+00:00 By |CAD|7 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

7 Comentários

  1. patricia mazzotti funchal 10/05/2009 em 11:07 pm

    gostei muito dos videos de demonstração do autocad2010,dos download gratis de dicas

  2. Benedito 18/06/2009 em 12:09 am

    Eu queria possuir o Auto CAD eu acho muito bom

  3. César Antônio da Silva 02/07/2009 em 3:57 pm

    Como faço para adquirir a apostila do AutoCAD 2010? E participar do Curso AutoCAD 2010?

  4. Moises Silva Araujo 01/12/2009 em 10:02 am

    Gostaria que enviassem p meu email apostilas do autocad 2007 e 2010. grato

  5. José Paiva da Silva 23/02/2010 em 8:29 am

    Sou servidor civil, desenhista, do Comando da Marinha, lotado na Diretoria de Aeronáutica da Marinha. possuímos uma licença do AutoCAD 2009, em inglês, que ainda não foi instalado. Gostaria de saber da possibilidade de instalá-lo em português.
    Grato pela atenção.
    José Paiva da Silva, servidor civil, Comando da Marinha.

  6. José Henrique 04/03/2010 em 10:20 am

    Gostaria de saber como fazer umaengrenagem em perspectiva no autocad. obrigado

  7. Ivanildes 21/04/2010 em 7:37 pm

    Gostaria de me informar sobre cursos de autocad online e como consigo o software autocad?

Deixar Um Comentário