A visualização de projetos para arquitetura e uma área da computação gráfica que exige conhecimentos e habilidades, para reproduzir detalhes em ambientes que dificilmente são usados em larga escala nas produções e projetos apenas de animação. Além de exigir do artista o conhecimento para entender e ler desenhos técnicos para poder representar de maneira fiel os ambientes, é preciso treinar e praticar a criação de objetos e ambientes pouco comuns, como é o caso da representação de banheiros. Esse ambiente apresenta alguns desafios em particular para o artista 3d, pela necessidade de representar e mostrar esse tipo de cenário vencendo as incríveis e limitadores dimensões que a maioria dos banheiros possuem hoje em dia.

O posicionamento e enquadramento da câmera é muito importante na visualização de qualquer ambiente, mas no caso dos banheiros o melhor ângulo é sempre difícil de encontrar, ficando geralmente localizado na parte externa as paredes, fazendo com que o artista use truques para “aumentar” artificialmente as dimensões do ambiente. Essa é a parte desafiadora em relação ao enquadramento da câmera. Ainda temos a parte de modelagem 3d que pode ser complicada também, pois a maioria dos móveis e objetos presentes nos banheiros apresenta formas orgânicas e grande quantidade de transparência e reflexões.

O que acha de começar o ano modelando um banheiro completo no 3ds Max 2010? Nesse final de semana, encontrei um conjunto de tutoriais em vídeo que mostra o processo completo de modelagem de um banheiro no 3ds Max, com grande riqueza de detalhes. O tutorial é muito parecido com outro que mostrei recentemente aqui no Blog, com um conjunto de quatro horas de vídeo no 3ds Max com modelagem para arquitetura. Mas, agora o escopo e objetivos do projeto envolvem uma escala e objetos muito menores.

No total são vinte vídeos que organizei em uma lista de reprodução no Youtube. Para ter uma idéia do que você deve encontrar no tutorial, esse é o primeiro vídeo da seqüência:

Assim como acontece com outros tutoriais em vídeo, esse material é interessante para os usuários do 3ds Max e outros softwares 3d que usam técnicas de modelagem semelhantes, o que engloba a grande maioria. Até mesmo o Blender 3D que também pode reproduzir a maioria dos elementos criados no tutorial com polígonos. Se você nunca teve oportunidade de trabalhar na criação de banheiros, recomendo fazer o exercício e tentar reproduzir o seu próprio ambiente.

Em termos de visualização para arquitetura, os ambientes mais desafiadores são o banheiro e a cozinha, pois apresentam grande quantidade de detalhes e pequenos objetos que enriquecem renderizações, mas dificultam o processo de criação.