Ferramentas de animação para personagens no Cinema 4D R13

As ferramentas existentes para criar animações em 3d hoje em dia são bem sofisticadas, e se formos analisar opções como o Softimage ICE, 3ds Max com CAT e outros o resultado será sempre uma enorme gama de opções e modelos “prontos” para uso em animações. Como forma de acelerar a produção de animações rápidas, até é uma opção viável, mas para quem está aprendendo a trabalhar com softwares 3d acho perigoso depender desse tipo de software, pois o seu modo de trabalho é muitas vezes único, e não permite migrar para outras opções.

Um software 3d que está com um módulo de animação especilizado e dedicado ao movimento de personagens é o Cinema 4D na sua versão R13. O Cinema 4D agora dispõe de uma excelente gama de ferramentas e modelos de personagens prontos, para criar rigs de maneira muito rápida!

Como usar as ferramentas de animação para personagens no Cinema 4D?

Depois de pesquisar um pouco sobre esse novo sistema de animação para personagens no Cinema 4D, encotrei um tutorial em vídeo que é na verdade a demonstração de como esse novo sistema funciona. O procedimento necessário para aplicar um rig em qualquer personagem é bem simples. O vídeo mostra bem o seu funcionamento.

Na demonstração, o autor do vídeo apresenta a metodologia necessária para aplicar um esqueleto pronto preparado para personagens bípedes. As opções de esqueletos e estruturas no Cinema 4D R13 são bem diversas e envolvem pássaros, quadrúpedes e vários outros. O esqueleto para bípedes não é criado na escala correta do personagem, mas já conta com toda uma estrutura conectada e configurada. Se o personagem não tiver nenhuma característica especial que demande deformações no estilo cartoon, o processo de ajuste se restringe apenas a escala e posicionamento das juntas do personagem.

Ainda é possível adicionar até mesmo um ciclo de caminhada pronto, que não está perfeito, mas já permite avaliar o efeito da deformação do esqueleto sobre o personagem.

A ferramenta aparentemente é bem versátil e completa, permitindo adicionar rigs prontos e vários tipos de personagens, mas pode ser perigiso para usuários iniciantes. É muito iimportante saber como criar os seus próprios rigs, pois é comum precisar de movimentos ou deformações específicas em animações.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 comentários sobre “Ferramentas de animação para personagens no Cinema 4D R13”

  1. estou pensando em comprar esse programa, so que eu estou um pouco desconfiado pois eu ja tive a oportunidade de usar a versão r12 e tive muitos problemas com os rigs que eram dificeis de se adaptar ao corpo pois os bones selecionavam partes diferentes do modelo 3d e ae eu tinha que ficar horas arrumando o rig de um modelo low poly mas acho que so por essa ferramenta de controls bem semelhante a do 3ds max e bem mais intuitiva ja vale o dinheiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *