Depois de fazer praticamente contagem regressiva, finalmente o meu DVD do Creature Factory chegou na semana passada! Não preciso dizer que praticamente não saí de casa nesse final de semana, apenas assistindo ao material do DVD. Como de costume, resolvi fazer uma breve análise do conteúdo, para esclarecer os usuários que podem estar interessados na compra, mas ainda com dúvidas sobre a qualidade dos tutoriais. Assim como aconteceu com o Mancandy FAQ, o meu DVD demorou quase um mês para chegar aqui em Recife, mas acredito que isso está relacionado de alguma maneira com a entrega aqui para o Nordeste. Tenho amigos que compram da Fundação Blender e recebem em até 3 semanas no máximo.

Como é possível perceber pela imagem, o DVD chegou sem maiores problemas.

Na parte do conteúdo, o material é um grande tutorial, em que o Andy vai narrando todo o processo de produção do modelo 3d da capa, que é um animal robô. Apesar da topologia se simples, ao menos o robô não apresenta olhos bem definidos, as juntas e articulações do modelo 3d exigem do artista a criação de topologias complexas na modelagem.

Para quem não lembra, o material foi totalmente direcionado a mostrar o processo completo de modelagem e animação de uma animação curta, mas de elevado nível de dificuldade, tanto na modelagem como a composição e efeitos.

Os vídeos que são a alma do DVD estão divididos em três partes:

  • Modelagem da criatura (Creature)
  • Configurando e modelando o ambiente (Environment)
  • Animação e ajustando as câmeras (Shots)

Cada um desses tópicos é abordado em grande profundidade em vários vídeos, apenas o segundo que é composto por apenas um vídeo bem longo, com quase uma hora e meia da duração.

Para complementar o conteúdo, o material ainda apresenta tutoriais complementares em vários assuntos relacionados com a produção da animação, como:

  • Mesh Tools
  • Curvas
  • Texturas
  • Truques de composição para criar os brilhos no modelo
  • Truques de composição para criar os raios do sol no cenário

Só para finalizar a descrição dos conteúdos, além de todos os vídeos em formato Flash e Ogg, o DVD apresenta todos os arquivos usados pelo próprio Andy, como os blend, texturas e storyboards.

Qual a minha análise final? O DVD é imperdível! A qualidade dos tutoriais é excelente e o nível técnico dos assuntos abordados é muito bom também, não deixando nada a desejar para os artistas mais experientes. Talvez as pessoas que não conhecem o Blender, possam ficar um pouco confusas, não existe uma parte introdutória ao Blender. O Andy já considera que você tem ao menos alguns conhecimentos básicos sobre a ferramenta.

O Dvd pode ser adquirido nesse link, que leva direto para a loja online da Fundação Blender. Ao comprar o DVD você ajuda a manter o Blender, assim como será um incentivo para que mais material desse tipo seja produzido no futuro. Já vi usuários mencionando que o DVD está disponível em redes de compartilhamento, mas se você quiser realmente ajudar, compre!

Junto com o DVD, comprei dessa vez uma camiseta do projeto Big Buck Bunny! O preço é um pouco salgado para uma camiseta que é de 29 dólares, mas isso também ajuda o pessoal da Fundação. Mas, esse é um ótimo “uniforme” para as minhas palestras e apresentações sobre o Blender.

Quando for chamado para fazer algum tipo de palestra, acho que vou começar a comprar esse tipo de material para sortear nas palestras. Quem é que não gosta de um brinde?

Se você encontrar uma pessoa andando por Recife, com uma camiseta assim, talvez seja eu! Depois devo comprar uma camiseta do Yo Frankie!