Na semana passada, mais um número da revista eletrônica sobre animação, modelagem 3d e efeitos especiais chamada de RenderOut! foi lançada. Esse já é o sexto número dessa ótima revista, que diferente das demais publicações que falam sobre modelagem 3d e animação é oferecida em inglês e espanhol. Portanto, se você tem restrições a material publicado em língua inglesa, pode aproveitar as matérias e tutoriais da revista, para colocar em prática o seu “portunhol”.

Para quem não conhece, a revista não aborda uma ferramenta única, ela apresenta artigos com as mais variadas ferramentas 3d, como o Maya, Softimage e 3ds Max, ainda não foi dessa vez que o Blender 3D apareceu na revista, mas muito em breve ele deve aparecer.

Para fazer o download da revista, visite esse link.

Como de costume, resolvi fazer um breve sumário, com os conteúdos abordados na revista para que você possa decidir se o download do material pode ou não ajudar no seu trabalho ou estudos.

  • Setup de um personagem para animação, chamado Flaco: O primeiro artigo da revista é um tutorial que mostra o processo de configuração necessária, para animar um personagem no Softimage XSI.
  • Produzindo a cena “Never Again”: Aqui temos uma cena que pode ser de interesse dos artistas envolvidos com visualização arquitetônica. O artigo mostra uma cena relativamente complexa, que é modelada e renderizada no 3ds Max, para depois receber tratamento e pós-produção no Fusion.
  • A evolução técnica da animação: Esse artigo não fala de nenhum software em especial, mas sim da evolução da animação, desde o tempo dos irmãos Lumiére até dias mais modernos, com técnicas mais elaboradas para criar movimento.
  • Produzindo a cena “MP4”: Quer saber como funciona a integração do 3ds Max com o novo concorrente do Maxwell render, o Fryrender? Esse tutorial mostra o design de um mp4 player usando ambas as ferramentas. O resultado é muito bom!
  • Entrevista com Alex Huguet: A entrevista é sobre modelagem 3d e escultura digital, com esse artista especialista no uso do ZBrush. Só para ter uma idéia da qualidade dos trabalhos, a imagem de capa da revista é desse artista.
  • Arte e 3D – Bustos romanos: Artigo que fala da influência e importância artística das famosas esculturas romanas.
  • A captura de movimentos em Beowulf: Para quem gosta captura de movimento para animação, esse artigo apresenta muitas informações interessantes sobre o processo usado no filme Beolwulf. Inclusive com algumas fotografias dos atores principais, com o aparato completo de sensores para fazer a captura.
  • Produzindo a cena Cratepolis: Esse artigo é destinado aos artistas que gostam de cenas espaciais. A imagem é semelhante a uma estação espacial, todo o material é produzido com o Cinema 4D e pós-produção com Photoshop.
  • Tutorial de modelagem – Dinossauro (parte 1): Esse artigo fala sobre escultura digital com o 3ds Max e ZBrush. O objetivo é esculpir um personagem humanóide, mas com a aparência de um dinossauro.
  • Interpretação na animação: Como está a atuação dos seus personagens? Se não estiver boa, esse artigo mostra várias dicas sobre como melhorar.
  • 5 modos infalíveis de chamar a atenção em cenas 3D: Você já pensou em como melhorar a composição das suas cenas? E o enquadramento da câmera, será que poderia ficar melhor? Esse artio mostra cinco dicas para melhorar e chamar mais a atenção para as suas cenas em 3D.

Como você pode perceber, o material da revista é bem amplo e fala sobre vários assuntos interessantes para animadores e artistas 3d.

A leitura é mais que recomendada!