No meio do ano foi organizado um grande evento sobre o SketchUp, chamado de SketchUp basecamp que envolveu e abordou o uso da ferramenta, para os mais variados propósitos. Cada uma das palestras foi gravada e publicada no Youtube, sendo que alguns dos vídeos têm até uma hora e meia de duração. Então podemos literalmente considerar isso uma palestra e não uma simples apresentação sobre o SketchUp. Entre os vários temas abordados nas apresentações, alguns deles me chamaram bastante a atenção. Como a palestra que falou sobre o uso do SketchUp, para projetos que envolvem o controle energético das edificações.

Já escrevi aqui no blog, sobre o uso de uma ferramenta chamada Energy Plus, que foi desenvolvida pelo governo americano, permitindo que o SketchUp seja usado como ferramenta auxiliar, em projetos que tenham preocupações com a eficiência energética. Se você estiver interessado em aprender como essa ferramenta funciona, em conjunto com o SketchUp, o vídeo dessa palestra em especial mostra um exemplo do funcionamento do Energy Plus.

Se você tem interesse em expandir as suas habilidades na visualização de projetos arquitetônicos, oferecendo mais que apenas uma imagem renderizada, mas um panorama sobre a eficiência do projeto. Então você deve assistir ao vídeo. Só para alertar, o material tem mais de uma hora de duração, portanto recomendo que você tenha tempo suficiente para consultar o material antes de começar a assistir.

O título da palestra é SketchUp Green Design:

A palestra está dividida em duas partes, sendo a primeira sobre a importância desse tipo de recurso em projetos de todos os níveis. Junto com a demonstração, com dados e gráficos, sobre a importância desse tipo de estudo em projetos arquitetônicos, os apresentadores mostram várias ferramentas que eles usam em conjunto com o SketchUp, para calcular a eficiência energética de uma edificação. Tudo é trabalhado com o uso de modelos 3d criados e visualizados no SketchUp.

As ferramentas apresentadas na primeira parte da palestra não se integram de maneira perfeita ao SketchUp, são na sua maioria planilhas do Excel que fazem os cálculos de eficiência energética, com base em medições nos modelos 3d do SketchUp.

Na segunda parte da apresentação, o Energy Plus é demonstrado. Caso você nunca tenha tentado usar a ferramenta, vai perceber que ela é destinada a engenheiros e cientistas, especializados nessa área. O motivo?

Simples, o Energy Plus lida basicamente com dados e pouca ou nenhuma referência visual, o que seria fantástico para um artista 3d. Para todas as pessoas que apresentei o Energy Plus, a reação foi a mesma, eles acabaram desistindo de usar a ferramenta, pela eminente dificuldade em conhecer aspectos relacionados com a manipulação e tabulação desses dados.

Quem estiver interessado em começar a trabalhar com esse tipo de serviço, agregando valor em projetos de visualização, deve assistir e estudar os assuntos abordados nessa palestra.

O material apresentado me deu uma idéia, sobre um projeto de pesquisa que sempre quis iniciar, mas não tinha ainda identificado um desafio ou projeto que me instigasse a pesquisar e procurar o desenvolvimento de uma ferramenta, envolvendo 3d e uma aplicação prática.

Durante a palestra, um dos apresentadores comenta com a platéia, o seu desenho em integrar as planilhas e ferramentas externas usadas por eles, em plugins ou scripts para o SketchUp. Isso me deu uma ótima idéia para o meu projeto de Mestrado. Sim, quero iniciar um projeto de mestrado e depois quem sabe um doutorado, mas ainda não tinha escolhido um problema para pesquisar.

Então tive a idéia de trabalhar na integração dessas equações e fórmulas, sobre controle energético, dentro do SketchUp e claro no Blender 3D. Seria fantástico, poder oferecer ferramentas de controle em ferramentas de modelagem como o SketchUp e o Blender 3D.

Seria como criar uma opção ao Ecotect da Autodesk, mas distribuído sob a licença GPL, como um plugin para o SketchUp ou um módulo/script em Python no Blender.

Eu sei, o projeto é bem complexo, mas acho que isso é que deve fazer um bom projeto de pesquisa e se analisarmos pelo lado da aplicação prática, esse projeto tem um benefício sócio-ambiental tremendo! Já pensou proporcionar a todos os estudantes de arquitetura, a possibilidade de verificar a eficiência energética dos seus projetos, ainda na faculdade?

Ainda é cedo para falar sobre o projeto, mas já comecei a reunir informações para trabalhar em um pré-projeto de pesquisa. Antes que você se pergunte, quando será o lançamento do plugin/scripts, devo lembrar que esse tipo de projeto leva em média 1 ano e meio. Portanto, na eventualidade de ser aceito em um mestrado, os resultados devem demorar um pouco para aparecer.

Até lá, você pode acompanhar o vídeo do SketchUp basecamp que mostra muitas opções interessantes, sobre o uso do SketchUp para projetos eficientes.