Arquitetura e paisagismo com Blender e Octane Render

A representação de ambientes com grande presença de vegetação pode ser bem complicada de executar usando softwares 3d e renderizadores, principalmente se o artista responsável não conhecer técnicas para otimizar a reprodução desses elementos e também caso o hardware correto não esteja disponível para acelerar a criação das imagens. Hoje em dia existem muitos recursos interessantes para reproduzir vegetação em ambientes 3d, e com o auxílio de renderizadores com aceleração por GPU a coisa fica ainda mais fácil. Para mostrar como é possível criar projetos usando grande qualidade e riqueza visual envolvendo vegetação, um conhecido artista entre os usuários do Blender chamado Enrico Ceric, publicou o seu último projeto envolvendo a área externa de uma edificação com grande quantidade de vegetação.

Paisagismo usando Blender e Octane Render

O projeto envolveu muito trabalho de paisagismo digital por parte do artista, e foi totalmente modelado usando o Blender e o render finalizado com o Octane Render. Esse software permite trabalhar com aceleração por GPU de maneira semelhante ao que o Cycles e outros renderizadores baseados na tecnologia CUDA da NVIDIA fazem.

Blender Octane Render Paisagismo

As imagens que você encontra no link foram todas renderizadas com o Octane Render, usando duas placas de vídeo GeForce GTX 580 que é uma das melhores em custo e benefício em relação ao número de núcleos e preço, mas infelizmente não é muito fácil de encontrar esse tipo de placa mais em revendas.

O tempo de render para cada imagem foi de aproximadamente 30 a 60 minutos, o que é muito bom se levarmos em consideração a complexidade e qualidade das imagens. A vegetação existente na cena foi toda gerada com base em um script de autoria do próprio Enrico Ceric.

Uma opção para gerar vegetação com o Blender e que você pode tentar usar de imediato é o Add-on Ivy Generator e também o Sapling Generator.

Depois é só encontrar uma forma de renderizar o projeto com a enorme quantidade de polígonos que esse tipo de ambiente acaba gerando e as GPUs ajudam muito nessa tarefa! Infelizmente os usuários de placas Radeon ainda não podem aproveitar totalmente esses recursos de aceleração para render, apenas os usuários de placas da NVIDIA.

 

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um comentário sobre “Arquitetura e paisagismo com Blender e Octane Render”

  1. Oi Allan, tudo bem?
    Estou querendo aprender a fazer projetos de paisagismo renderizados e gostaria muito de uma orientação de softwares (alem dos descritos acima).
    Todas as minhas pesquisas da internet me tiram de foco porque eu não sei em qual das opções escolher.
    Eu ainda nao tenho conhecimento técnico como projetista mas eu quero poder primeiro saber do que eu preciso para dai começar a fazer cursos. Sei que o Sketchup `e o mais popular finalizado com renderização, mas não encontrei nada especifico e simples relacionado somente a paisagismo.
    Voce pode me ajudar?
    (detalhe, eu tenho um Mac mas ouvi dizer que separando o HD e instalando o Windows vou alem haha)
    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *