Alguns projetos em particular envolvem a manipulação e uso de formatos de arquivos que não são “amigáveis” caso o software de origem não está disponível para converter o material. Esse é o caso de formatos fechados e proprietários como os da Autodesk.

Entre esses formatos está o DWG que é a extensão usada para salvar arquivos no AutoCAD. Quando você recebe esse tipo de arquivo para usar em qualquer ferramenta, que não seja o AutoCAD, é bom torcer para seu software suportar arquivos DWG.

Caso ele não suporte, como proceder?

Nesse tipo de situação é interessante recorrer a uma ferramenta que possa converter o material para o formato DXF que é mais amigável. Como fazer essa conversão?

A melhor alternativa para converter arquivos DWG em DXF é o Teigha File Converter da Open Design Alliance. O software é um freeware que funciona em ambientes Windows, MacOS e Linux.

Você pode converter arquivos DWG de versões bem recentes do AutoCAD como 2017, para o formato DXF. Quer um exemplo prático?

Ontem mesmo compartilhamos uma biblioteca com 110 blocos gratuitos para AutoCAD de cubas para cozinha. Depois de fazer o download do material, você vai perceber que os arquivos estão no formato DWG.

conversão de arquivos DWG para DXF

Como converter os blocos em DXF?

Ao abrir o Teigha File Converter, você pode selecionar o arquivo DWG e escolher o formato de saída. O software funciona com base em conversões em lote, sendo necessário selecionar uma pasta de entrada (input) e outra de saída (output).

conversão de arquivos DWG para DXF

Tudo que estiver na pasta de entrada, será convertido e salvo na pasta de saída.

Assim que você pressionar o botão “Start” os arquivos são convertidos.

conversão de arquivos DWG para DXF

Com os arquivos em DXF salvos você pode importar o material para praticamente qualquer plataforma. Por exemplo, veja os blocos de cozinha no Blender.

conversão de arquivos DWG para DXF

Quer outra opção para converter os arquivos? No próprio Blender existe a opção de exportar os arquivos DXF para formatos como FBX, OBJ e outros.

conversão de arquivos DWG para DXF

O Blender é gratuito e de código aberto, sendo uma excelente alternativa para manipular arquivos no formato DXF para qualquer finalidade.