Uma das coisas que sempre recomendo para os meus alunos quando o assunto envolve a produção de animações, é que o foco na história deve ser o ponto principal do projeto. É pela história que você vai conseguir capturar a atenção do público e receber os créditos devidos pelo projeto. Quando o foco do projeto passa a ser a parte técnica da animação, o público pode até mesmo ficar interessado em um primeiro momento, mas com o tempo a sua animação será esquecida. Quer um exemplo de animação que está fazendo muito sucesso em festivais, e que tem o foco na história?

O projeto conhecido como “The Present” é produto de um trabalho de conclusão de curso da escola de animação em Ludwigsburg, Alemanha. O autor se chama Jacob Frey e a inspiração para a animação foi o trabalho do Brasileiro Fabio Coala. Como resultado você pode conferir a animação (com legendas em português):

No primeiro momento da animação você não tem a empatia inicial com o personagem principal e o seu pequeno presente, e em determinados momentos pode até mesmo ficar com raiva do adoslescente. Mas, o decorrer da história e os segundos finais são reveladores para transformar o que era um sentimento de “raiva” em um leve sorriso.

É esse tipo de exemplo que você deve seguir ao tentar escrever o seu projeto de animação! Repare que não existe nenhum ponto técnico que seja revolucionário ou impactante na narrativa. Todo o processo acaba girando nas interações entre o garoto e o seu presente.

A animação está recebendo inúmeros prêmios e citações em festivais de cinema, e não por causa da maneira como foi criada ou dos aspectos técnicos. Mas, basicamente a narrativa e a maneira com que a história foi contada. Mesmo sendo um curta-metragem a animação consegue despertar mais emoções que muitos filmes de longa metragem com orçamentos bem generosos.

Qual software foi usado na produção? O artista usou o Maya.

Aprendendo a criar animações 3d

Quer começar a criar suas próprias animações 3d? No EAD – Allan Brito você encontra uma série de cursos que ajudam você a começar seu projeto de animação: