A escultura digital é um dos métodos mais eficientes para produzir modelos 3d com grande quantidade de detalhes, proporcionando aos artistas 3d a possibilidade de trabalhar com malhas poligonais extremamente densas. Mas, algumas vezes é mais fácil transformar uma escultura real caso ela já existe em objetos poligonais, por meio de scanners a laser que conseguem mapear de maneira rápida essas superfícies. Antes do surgimento de softwares especializados em escultura digital, o uso de scanners era a única maneira de conseguir modelos 3d com grande quantidade de detalhes, e muitas produções do início da década passada aproveitaram essa tecnologia para transformar esculturas reais em modelos 3d.

Mas, será que esse processo gera modelos 3d realmente detalhados? Caso você queira conferir uma coleção gratuita de objetos gerados com base em scanners 3d, recomendo visitar a biblioteca de objetos da Usher Gallery, que foram convertidos para o formato 3d como parte de uma iniciativa para oferecer parte do acervo da galeria para pessoas que não tem condições de visitar o museu. O museu está localizado em Londres, e tem diversos objetos de caráter histórico na sua coleção que foram convertidos para esculturas digitais.

esculturas-digitais.jpg

O mais interessante é que todos os arquivos podem ser copiados e usados sem nenhum tipo de restrição ou limitação com base em direitos autorais. Isso significa dizer que além de conferir o resultado do processo que gerou os arquivos, você ainda pode utilizar o material em seus próprios projetos 3d, inclusive com fins comerciais.

Por exemplo, caso você precise elaborar uma cena ou imagem que precise de obras de arte baseadas em escultura para compor o cenário, as esculturas digitais que fazem parte dessa coleção são perfeitos para esse tipo de situação.

Os modelos 3d estão salvos no formato STL que pode ser lido por vários softwares, inclusive o Blender. Um ponto positivo desses arquivos é que os mesmos podem ser usados em impressoras 3d! Sim, é possível até mesmo imprimir a sua própria escultura em escala real. Será que fica a mesma coisa?

O recurso é mais do que recomendado para somar com a sua biblioteca de modelos 3d já existentes, oferecendo maneiras rápidas de compor cenários virtuais.