A iluminação de cenários 3d pode ser o ponto decisivo para vários projetos que precisam apresentar realismo e também serem renderizados de maneira rápida. Algumas vezes os testes de iluminação são baseados em técnica e perícia, mas diversas vezes é preciso fazer experimentações na cena, posicionar as fontes de luz em locais diferentes e “brincar” com a intensidade dessas mesmas fontes de luz. É sempre motivo de comemoração quando esses testes resultam de maneira rápida no ajuste desejado para cenas complexas, mas podem se transformar em verdadeiro martírio quando demoram! Uma das maneiras de acelerar o processo de iluminação é com o uso de imagens HDR. Você gostaria de fazer o download gratuito de mapas HDRI?

Download gratuito de mapas HDRI

O pessoal do HDRLabs possui uma área muito interessante no web site deles que é destinada a compartilhar mapas HDRI gratuitos, que podem ser usados livremente para fins educacionais. Todos os arquivos estão licenciados em Creative Commons, e possuem apenas duas limitações:

  • Não podem ser usados para fins comerciais ou redistribuídos
  • Sempre que foram usados, precisam apontar para o autor, que no caso é o HDRLabs

Fora isso você pode usar e abusar do material do web site deles, e existem muitas opções de mapas HDRI em grande resolução. Para fazer o download dos arquivos, visite esse endereço.

Download gratuito de mapas HDRI

Só alerto que os arquivos são grandes, e o próprio web site demora um pouco para gerar as miniaturas dos mapas, e portanto recomendo paciência para os que possuem internet relativamente lenta.

Mas, como esse tipo de arquivo pode ajudar na iluminação? O download gratuito de mapas HDRI pode parecer apenas mais um recurso semelhante a texturas para quem não conhece IBL, mas esses arquivos são muito mais do que texturas. O processo de uso dos arquivos é relativamente simpels, e consiste na associação desse dos mapas como textura do cenário ou world do seu projeto 3d. Isso pode ser feito em praticamente todos os softwares e renderizadores. Quando fazemos isso, as informações de luz armazenadas no arquivo são usadas para iluminar a cena! Isso significa que teremos uma cena real com fontes “reais” adicionando luz na cena, o que é muito bom! Sem mencionar o fato que a imagem fica aplicada em algo semelhante a um grande domo ao redor da cena, o que ajuda também a contextualizar materiais e superfícies reflexivas. O download gratuito de mapas HDRI do HDRLabs é mais do que recomendado!