Para trabalhar com softwares 3d é necessário apenas saber usar ferramentas como o 3ds Max, Maya ou Blender 3D? Algumas pessoas acreditam que sim, mas ainda acho que o mercado brasileiro é exigente com os profissionais dessa área, e com muita freqüência só artistas precisam se envolver em várias áreas de um projeto. Portanto, conhecer uma ferramenta de ilustração, edição de vídeo ou pós-produção pode ser o diferencial para ingressar em um estúdio ou produtora. Por isso, sempre incentivo meus alunos a estudar o After Effects, Fusion ou Combustion. Aqui no Brasil o After Effects é de longe o software mais usado para esse propósito.

Quer ver um exemplo do que é possível fazer com o uso de um software 3d e o After Effects? O tutorial que indico nesse artigo, mostra a produção de uma vinheta para TV com gráficos em 3d e transições.

O material em 3d é produzido no Cinema 4D e depois exportado para o After Effects. No tutorial, podemos acompanhar a criação de uma logomarca em 3d, que serve como artifício de transição no After Effects, para mudar cenas em um vídeo.

O objetivo é criar um efeito semelhante a uma máscara, usando como área transparente o interior da letra “O” do logotipo. Assim, quando a marca gira em torno do próprio eixo, o vídeo que passa no plano de fundo é trocado.

No início do vídeo podemos conferir os ajustes necessários no Cinema 4D para gerar a imagem. O artista faz pouco no software 3d, apenas cria em plano que tem a mesma área espaço vazado da letra o.

O truque é fazer o plano seguir a mesma animação do objeto, para depois gerar um arquivo de vídeo apenas com o plano. Assim, o vídeo com a área da máscara pode ser importado no After Effects. No After, o material é posicionado na timeline e é tratado com as propriedades de um Track Matte, mais precisamente um Luma Track Matte. Pronto! Agora é só organizar a ordem dos vídeos e objetos na timeline do After Effects para gerar o efeito.

Esse é um ótimo exemplo do que pode ser feito com softwares 3d e uma ferramenta de composição. O Cinema 4D poderia ser substituído por qualquer software, basta produzir o mesmo tipo de material para ter um efeito semelhante.