After Effects e element 3D no filme Star Trek

As sequências de abertura para filmes são muitas vezes o momento que os produtores e principalmente o diretor tem de adicionar elementos gráficos diferencias, e que ao mesmo tempo mostram o “tom” com que a história será desenvolvida. Já mostrei diversas sequências de abertura aqui no blog no passado, e hoje você terá a oportunidade de conhecer como os gráficos para a abertura do último filme da série Star Trek foi criada usando o After Effects. Caso você não tenha assistido ao filme ainda pode ficar tranquilo pois o vídeo não revela nada além da equipe criativa do filme!

After Effects e Element 3D

O vídeo que é apresentado a seguir mostra como a sequência de abertura foi criada usando nada mais do que um único software com a ajuda do plugin element 3D. Sim, apenas o After Effects foi usado para gerar toda a sequência de abertura. Antes de continuar, assista ao vídeo com a entrevista e descrição do processo:

É possível usar material em 3D assim só no After Effects? Claro que sim, até mesmo sem a necessidade do Element 3D é possível aproveitar os recursos existentes no After Effects como é o caso da versão reduzida do Cinema 4D que acompanha o After Effects CC.

Mas, aposto que você ficou curioso para saber mais sobre esse plugin element 3D que foi usado na abertura! O software foi desenvolvido pelo pessoal do Videocopilot e funciona muito bem dentro do After Effects. O seu funcionamento é relativamente simples, sendo baseado na criação de um sólido dentro de qualquer composição no After Effects. Ao selecionar o sólido podemos abrir o painel de controle do element 3D que permite selecionar modelos 3d e personalizar diversas das suas características.

O software mistura modelos 3d e partículas para permitir o uso de material virtual com as poderosas opções de tracking e câmeras virtuais do After Effects. O resultado é fácil de conferir na sequência de abertura do Star Trek. Qual o custo do Element 3D? O plugin é relativamente barato se formos comparar o orçamento do filme! Segundo a página oficial do plugin o seu valor hoje é de aproximadamente 150 dólares, o que é muito mais barato do que um software 3d.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 comentários sobre “After Effects e element 3D no filme Star Trek”

  1. Tô só na espera do curso de Affter Effects Avançado no EAD Allan Brito.

  2. Já conhecia after effects mas ví uma animação e fiquei inspirado para aprender.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *