Clicky

Nova tecnologia de modelagem 3d baseada em imagens

O uso de fotografias como base para a modelagem 3d é algo muito comum dentro de qualquer processo de produção voltado para a criação de objetos em três dimensões. Uma das técnicas mais simples e eficientes para modelar em 3d é com base no posicionamento de imagens no plano de fundo da viewport do software 3d, para que o artista no controle do software possa aproveitar as proporções e referências visuais da imagens para gerar os modelos 3d de maneira rápida. Assim é possível criar estruturas complexas e de proporções para as quais não estamos acostumados de maneira rápida.

Mas, ainda é possível expandir a técnica mais adiante com o uso de softwares especializados na modelagem 3d baseada em imagens 2d, sendo esse o tema desse artigo. Você já ouviu falar de uma ferramenta chamada 3-Sweep? Esse é um software de modelagem 3d que será apresentado em Novembro na Siggraph Asia 2013, que pretende expandir o conceito de modelagem baseada em imagens.

O princípio de funcionamento do software é muito simples, e ele consegue usar uma imagens totalmente 2D e de maneira automatizada, ou quase, gerar objetos tridimensionais. A única interação necessária por parte do usuário para gerar as imagens em 3d é o desenho de alguma guia ou perfil que marque a forma do objeto para o software, depois é só acionar a criação do sólido geométrico.

É tudo automatizado e deve ajudar bastante na construção da forma principal de objetos em 3d. Você pode achar que o vídeo mostra apenas uma tecnologia simplória capaz de modelar apenas formas simples, mas esse tipo de tecnologia apresentada na Siggraph geralmente ainda é experimental, como é o caso do 3-Sweep.

Ainda é cedo para querer uma ferramenta capaz de criar modelos 3d orgânicos como personagens usando apenas fotografias. Isso seria fantástico, mas está longe de acontecer! Já é complicado para muitos seres humanos identificarem detalhes e características de modelos orgânicos, imagine para processos automatizados baseados apenas em fórmulas e processos matemáticos.

Quando surgirem mais novidades relacionadas com tecnologias voltadas para modelagem 3d ou animação na Siggraph, publico aqui no blog. Por enquanto, confira o vídeo do 3-Sweep!

Quer uma lista completa de artigos e projetos apresentados na Siggraph? Esse endereço lista vários deles, inclusive o 3-Sweep.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

8 Comentários

  1. Tiago Bastos 20/09/2013 em 7:58 pm

    Interessantíssimo!
    O mais legal é que o software ainda textura o modelo automaticamente!

  2. Fabio 20/09/2013 em 11:59 pm

    nossa, surpreendente a velocidade com que é feito eu fiquei com duvidas em relação a textura mas ele deve fazer uma cópia com referencia no eixo central.

  3. tcheadriano 21/09/2013 em 2:59 am

    Parece uma mega evolução do Vanishing point do PS! Tirei o chapéu! ¢:{o~

  4. Gabriel Pitsch Sehn 21/09/2013 em 5:08 am

    Eu ia te enviar este vídeo Allan. Assisti ele há uma semana e confesso que mesmo sabendo das limitações do software fiquei um pouco chocado com o que ele é capaz de fazer. É doloroso para um profissional ou artista 3D que dedica um bom tempo de sua vida estudando diversas técnicas de modelagem ver o lançamento de um software que põe em questão estas habilidades. Mas andei pesquisando e pensando muito à respeito e cheguei a conclusão de que é errado pensar desta forma. Este tipo de revolução no mercado tecnológico é positivo, fazendo com que tenhamos que nos reciclar cada vez mais. Em síntese estes acontecimentos inovadores devem servir de estímulo para a continuidade dos nossos estudos. Sem mencionar que quem domina um software com a complexidade do Blender por exemplo, tem uma facilidade de adaptação enorme relacionada a estes programas com embasamento simplório em sua mecânica. Então, sendo assim, estamos um passo à frente.

  5. João Carlos Agostini 22/09/2013 em 2:04 am

    Meu comentário é simples, quando essa tecnologia “rudimentar” de modelagem vai estar disponível no Blender!!!??? Ahahahaha…é demais querer que os coitados dos desenvolvedores do Blender tenham que criar algo assim agora, mas espero que um dia o façam. Principalmente para quem está interessado em jogos e animações, eliminar o tempo gasto na criação desses objetos seria fantástico.

  6. Daniel Barbosa 23/09/2013 em 11:38 pm

    Que interessante, assim é roubar no jogo, u_u

  7. Daniel W. Soares 27/09/2013 em 6:57 am

    Realmente é um programa que mostra bastante potencial. Tomara que vá pra frente.

  8. ula 07/10/2013 em 9:58 pm

    Depois de ver a nova ferramenta de retopologia do zbrush eu não duvido de mais nada.
    Todos os modeladores vão ficar desempregados! :3

Deixar Um Comentário