O uso de fotografias como base para a modelagem 3d é algo muito comum dentro de qualquer processo de produção voltado para a criação de objetos em três dimensões. Uma das técnicas mais simples e eficientes para modelar em 3d é com base no posicionamento de imagens no plano de fundo da viewport do software 3d, para que o artista no controle do software possa aproveitar as proporções e referências visuais da imagens para gerar os modelos 3d de maneira rápida. Assim é possível criar estruturas complexas e de proporções para as quais não estamos acostumados de maneira rápida.

Mas, ainda é possível expandir a técnica mais adiante com o uso de softwares especializados na modelagem 3d baseada em imagens 2d, sendo esse o tema desse artigo. Você já ouviu falar de uma ferramenta chamada 3-Sweep? Esse é um software de modelagem 3d que será apresentado em Novembro na Siggraph Asia 2013, que pretende expandir o conceito de modelagem baseada em imagens.

O princípio de funcionamento do software é muito simples, e ele consegue usar uma imagens totalmente 2D e de maneira automatizada, ou quase, gerar objetos tridimensionais. A única interação necessária por parte do usuário para gerar as imagens em 3d é o desenho de alguma guia ou perfil que marque a forma do objeto para o software, depois é só acionar a criação do sólido geométrico.

É tudo automatizado e deve ajudar bastante na construção da forma principal de objetos em 3d. Você pode achar que o vídeo mostra apenas uma tecnologia simplória capaz de modelar apenas formas simples, mas esse tipo de tecnologia apresentada na Siggraph geralmente ainda é experimental, como é o caso do 3-Sweep.

Ainda é cedo para querer uma ferramenta capaz de criar modelos 3d orgânicos como personagens usando apenas fotografias. Isso seria fantástico, mas está longe de acontecer! Já é complicado para muitos seres humanos identificarem detalhes e características de modelos orgânicos, imagine para processos automatizados baseados apenas em fórmulas e processos matemáticos.

Quando surgirem mais novidades relacionadas com tecnologias voltadas para modelagem 3d ou animação na Siggraph, publico aqui no blog. Por enquanto, confira o vídeo do 3-Sweep!

Quer uma lista completa de artigos e projetos apresentados na Siggraph? Esse endereço lista vários deles, inclusive o 3-Sweep.