Os projetos envolvendo computação gráfica 3d podem ter os mais variados escopos dependendo do objetivo desejado, e entre esses objetos podemos destacar a simulação realista de uma cena ou imagem. Sim, quando você procura por realismo máximo, pode ficar preparado para ter algumas boas horas de diversão trabalho diante do seu software 3d. O que faz um projeto gerar renderizações realistas? Os fatores que levam uma imagem gerada por computador a enganar o observador ao ponto do mesmo ficar em dúvida são as mais diversas como a iluminação, posicionamento da câmera e materiais.

Para mostrar alguns dos melhores exemplos de renderizações que chegam ao nível de colocar dúvidas no observador, ao ponto dos mesmos se questionarem se aquilo é realmente real, o CG Trader montou uma lista com 35 projetos que merecem destaque por conseguirem esse efeito. O artigo com 35 projetos com renderizações que se confundem com fotos, pode ser conferido nesse endereço.

Renderizações realistas

A lista de projetos apresentados no artigo é bem interessante e impressionante, sendo que alguns se destacam pela composição e outros pela qualidade das texturas.

Renderizações realistas

O mais interessante dessa lista como um todo é a variedade de softwares, renderizadores e tecnologias usadas para gerar as imagens. Em diversos projetos existem links que levam diretamente as páginas dos autores, e alguns deles divulgaram até mesmo pequenos tutoriais sobre como conseguiram atingir os resultados apresentados nos projetos. Para quem gosta de aprender com bons exemplos, o material pode ser uma fonte significativa de informações para gerar renderizações realistas.

O Blender está muito bem representado nessa lista com o projeto chamado Magic Bullet que foi modelado com o Blender na época da versão 2.3x! O render usado para gerar a imagem foi o já conhecido YafaRay que é familiar para os usuários mais antigos do Blender, pois naquela época nem se cogitava a existência do Cycles. A imagem é datada de 2007!

As renderizações realistas apresentadas no artigo são exemplos do que podemos conseguir usando as ferramentas e tecnologias certas, e principalmente com paciência e calma, pois nenhuma dessas imagens foi gerada do dia para a noite ou sem um mínimo de esforço ou conhecimento por parte dos autores.