Como a grande maioria de tutoriais disponíveis na internet, relacionados com modelagem 3d abordam a criação de personagens ou criaturas, sempre que encontro um novo tutorial abordando qualquer coisa, que não seja um desses dois temas, ele já entra automaticamente nos meus favoritos. Ainda mais, quando o tutorial é de autoria dos excelentes modeladores do Montage Studio, que dispõe de ótimos DVDs de treinamento para o Blender.

Dessa vez, eles investiram em uma série de tutoriais que mostram o processo completo de modelagem para uma nave no melhor estilo Steampunk! Caso você não conheça o termo, esse é um tipo de filosofia, por assim dizer, relacionada com histórias de ficção científica. Seria algo do tipo Cyberpunk.

Bem, deixando as definições de lado, o tutorial será dividido em várias partes, sendo que apenas a primeira está disponível para visualização, mas mesmo assim com o vídeo já é possível fazer muita coisa.

Essa é a primeira parte:


Airship – modelling timelapse Part1 from Js Guillemette on Vimeo.

O anúncio desses tutoriais foi feito nesse artigo publicado no blog do Montage Studio.

O software usado para a modelagem 3d é o Blender, mas qualquer artista pode tentar reproduzir a técnica em outras ferramentas 3d. Como eles usam modelagem por subdivisão como base, praticamente qualquer ferramenta 3d pode reproduzir a técnica.

O modelo apresenta um ótimo desafio para modeladores acostumados com personagens, mas que gostariam de outros desafios de modelagem. Um personagem 3d, na maioria das vezes apresenta uma forma humanóide, em que os membros e corpo do personagem são organizados da mesma maneira. Assim, o artista pode organizar a topologia do modelo de maneira muito semelhante ao que costuma fazer.

Um modelo 3d do tipo Steampunk se caracteriza por apresentar topologia bem diferente, mesclando elementos de máquinas existentes, com novos elementos que desafiam o modelador 3d a encontrar a solução, para fazer as ligações na superfície sem deformar muito a malha.

Outro ótimo desafio para esse tipo de modelo 3d está relacionado com a divisão da malha. Qual o número ideal de partes do modelo? Será que é mais indicado trabalhar com um bloco único? Para imagens estáticas isso pouco importa, mas para animações é preciso planejar com cuidado, a maneira com que o objeto será composto.

Se você estiver procurando por um desafio de modelagem, essa pode ser uma ótima oportunidade.